Image

9 E 10 JULHO | PARQUE DA CIDADE

ENTRADA LIVRE | 11H

Voltar

Imag
Image

Prato do Chef

Presa de Porco Ibérica e cogumelos

Chef

ANTÓNIO LOUREIRO

Local de concerto

“Aroma, sabor, intensidade, criatividade e um enorme respeito pela essência, nobreza e qualidade dos ingredientes, consistência das técnicas demonstradas, isto sem nunca esquecer toda a sua bagagem e experiência enquanto cozinheiro”. Originário de Guimarães, António explora a memória da cozinha das suas origens, uma cozinha dedicada e apaixonada, uma cozinha de felicidade. São estas memórias que trás ao seu restaurante, mas agora, com um toque de inovação. 


Ao longo dos anos, António viajou por cozinhas de exigência do Norte ao Sul de Portugal, conhecendo as gentes, o produto, a gastronomia e as formas de fazer e pensar. 


Movido pela vontade de querer saber mais, passou por cozinhas de referência, a nível internacional. Mais gentes, mais produtos, mais formas de pensar e fazer. 


Tudo serviu para reforçar a vontade de regressar às suas raízes. Ficaram as experiências e as estórias para contar. 


Ao longo da sua carreira, desenvolvendo a sua filosofia, afirmando a sua identidade e acrescentou experiências à sua memória. 


Em 2014, sagrou-se Chef Cozinheiro do Ano. Foi o inicio do reconhecimento e da afirmação do seu conceito. O presidente do painel de júri sustentou assim a escolha de António Loureiro: 


“Aroma, sabor, intensidade, criatividade e um enorme respeito pela essência, nobreza e qualidade dos ingredientes, consistência das técnicas demonstradas, isto sem nunca esquecer toda a sua bagagem e experiência enquanto cozinheiro”. 


Foi Embaixador do SKREI da Noruega, é Embaixador do Green Key Internacional e júri de importantes competições gastronómicas, António Loureiro tornou-se uma referência na temática da Alimentação saudável e sustentável tendo apadrinhado várias causas incluindo a inciativa da ABAE – EcoCozinheiros. 


A sua filosofia é simples: “Cozinhar é um ato de bondade, uma paixão, e uma arte quando provoca emoção. Uma viagem que me faz feliz e deixa os outros felizes. “ 

Considera que a qualidade é um pressuposto sendo o seu objetivo, a consistência isto é, fazer sempre com excelência. E isso consegue-o com um misto de disciplina e paixão. 

Na cozinha assume «o compromisso de projetar uma forte identidade da Cozinha Portuguesa, criar experiências altamente sensoriais, aliando o receituário Português à cozinha de autor, concebendo assim pratos de forte ligação ao passado, mas com inovação, equilíbrio e sustentabilidade». Antonio Loureiro foi percursor da Cozinha Km zero, focada essencialmente em ingredientes de origem local …. Texturas delicadas e aromas intensos numa conjugação perfeita entre a Tradição e a Inovação. Ao sabor das estações, António vai criando e potenciando os produtos com técnicas contemporâneas e modernistas, vai interpretando a Natureza, criando e recriando texturas em múltiplas combinações. As suas criações são uma narrativa da paisagem feita de uma forma apaixonada e criativa. Uma cozinha de memórias, de emoções e respeito pelos produtos. 


É na Cozinha, esse local mágico, que António quer contribuir para os sorrisos rasgados de quem o visita. Gestos delicados e olhares atentos pousam nas mesas e, cada uma das suas criações, eleva ao mais alto patamar, uma experiência gastronómica inesquecível. 


É perfeccionista e constantemente explora os limites da criação. O seu ritmo, é pautado pelas estações e pelos seus produtos, permitindo-lhe extrair no momento certo o máximo sabor de cada alimento quando este se encontra no seu auge, acrescentado à carta do Restaurante diferentes Menus de celebração da Temporada. 

E porque a Cozinha é também um local de partilha de experiências, António recebe n’a Cozinha, Chefes e cozinheiros que, explorando novos produtos e novas técnicas, proporcionam novas experiências a quem o visita – N’a Cozinha com amigos. 

António é também um Homem comprometido com as causas da sustentabilidade ambiental, participando em inúmeros eventos de sensibilização e consciencialização para as grandes questões associadas ao desenvolvimento sustentável. Percursor de uma politíca de desperdício próxima de zero, António viu o seu restaurante distinguido com o galardão internacional Green Key. É membro fundador do Porto Protocol, uma plataforma de partilha no combate aos efeitos das alterações climáticas. Em 2018 foi reconhecido mundialmente pelas boas práticas implementadas, uma distinção única no País. 

CHEFS

Conheça os chefs que vão estar a cozinhar ao vivo para si.

Cozinha Continente

Chef

CRIS MOTA

Prato do Chef

Feijoada à Brasileira

Local de Atuação

Chef

ANTÓNIO LOUREIRO

Prato do Chef

Presa de Porco Ibérica e cogumelos

Local de Atuação

Chef

JUSTA NOBRE

Prato do Chef

Arroz de Pato à Antiga com Couve

Local de Atuação

Chef

MANUEL ALMEIDA

Prato do Chef

Lombo de Bacalhau lascado com crosta de pão de milho (Tomate cherry assado, azeite de ervas frescas, pão de milho amarelo, tapenade de azeitona galega, grelos e batata salteada)

Local de Atuação

Chef

RUI PAULA

Prato do Chef

Caril de Polvo

Cozinha Continente

Chef

CHAKALL

Prato do Chef

Paelha

Local de Atuação

Chef

HÉLIO LOUREIRO

Prato do Chef

Tripas à moda do Porto