Image

9 E 10 JULHO | PARQUE DA CIDADE

ENTRADA LIVRE | 11H

Voltar

Imag
Image

Prato do Chef

Tripas à moda do Porto

Chef

HÉLIO LOUREIRO

Local de concerto

Hélio Loureiro, chefe de cozinha com mais de trinta anos de carreira, formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.


Gastrónomo e investigador da arte da cozi­nha, com uma forte ligação ao mundo dos vinhos, autor de mais de vinte livros de gastronomia, apresentador de programas de televisão ,entre eles ”Gostos e Sabores” no universo RTP, ( durante sete anos) e “ Nutriciência” onde deu a conhecer o valor da gastronomia portuguesa em equilíbrio com a nutrição acompanhado com a Doutora Patrícia Padrão da Universidade do Porto, programa que foi distinguindo como um prémio internacional na área da investigação alimentar, Food & Nutrition Awards.


Mestrando em Alimentação, Fontes, cultura e sociedade na Universidade de Coimbra, Cronista em diversas publica­ções, tem vindo a ser convidado para inte­grar o júri de concursos internacionais e nacionais tendo estado na génes de alguns como “A revolta do Bacalhau “ e ”Gastronomia e Vinho do Porto”.


Foi Chefe Executivo dos Hotéis Douro Palace e Douro Royal Valley do Grupo Jase, Dunas Douradas Beach Club, Sheraton do Porto, Porto Palácio Hotel, Director de Desenvolvimento de Produto da Solinca Eventos e Catering.


Inaugurou o Hotel Quinta do Lago (da cadeia orient express) e Le Meriden Porto. Estagiou profissionalmente no Sheraton de Bruxelas, Sheraton de Luxemburgo, Les Champs – Paris, Meridien étoile Paris, Yamato (passaporte para o Japão ), Sheraton La Joya San Diego,   entre outras unidades.


Depois de três anos como chefe de cozinha do Futebol Clube do Porto, foi convidado para a Selecção Portuguesa de Futebol em 1996. Em 2003, foi eleito Chefe do Ano pela Academia Gastronómica Portuguesa. Foi distinguido pelo Estado Português com o grau de Oficial da Ordem de Mérito, pelo Dr. Jorge Sampaio, recebeu o Diploma de Honra e medalha de ouro da ARHESP, medalha de ouro ao mérito desportivo pela Federação Portuguesa de Futebol,  Diploma de Honra e medalha e mérito da Comissão dos Vinhos Verdes, feito Infanção da Confraria do Vinho do Porto, trinta e cinco vezes confrade e fundador de con­frarias enófilas e gastronómicas nacionais e estrangeiras. Foi homenageado pela sua cidade natal, o Porto, com a Medalha de Honra e Mérito, distinção que juntou à de Cavaleiro da Real Ordem de Nossa Senhora de Vila Viçosa, atribuída por S. A. R. Dom Duarte de Bragança, chefe da Casa Real portuguesa que já o havido distinguido com a de comendador da Ordem de São Miguel da Ala a mais antiga Ordem honorifica Portuguesa.


Consultor da SóCatering, Gertal e Itau do Grupo Trivalor, Continente, destaca-se pela sua forte actividade literária, dando conferên­cias sobre gastronomia e desenvolvendo projectos na área da saúde, nutrição e equi­líbrio ecológico.


Vencedor do prémio Gourmand Award com o livro “eating à la Porto”, evento que decorreu em dois mil e dezoito na China entre centenas de livros de todo o Mundo.


Presente todas as semanas na Praça da Alegria na RTP1 com receitas de cozinha sem sal adicionado em colaboração com a associação portuguesa de nutrição.

CHEFS

Conheça os chefs que vão estar a cozinhar ao vivo para si.

Cozinha Continente

Chef

CRIS MOTA

Prato do Chef

Feijoada à Brasileira

Local de Atuação

Chef

ANTÓNIO LOUREIRO

Prato do Chef

Presa de Porco Ibérica e cogumelos

Local de Atuação

Chef

JUSTA NOBRE

Prato do Chef

Arroz de Pato à Antiga com Couve

Local de Atuação

Chef

MANUEL ALMEIDA

Prato do Chef

Lombo de Bacalhau lascado com crosta de pão de milho (Tomate cherry assado, azeite de ervas frescas, pão de milho amarelo, tapenade de azeitona galega, grelos e batata salteada)

Local de Atuação

Chef

RUI PAULA

Prato do Chef

Caril de Polvo

Cozinha Continente

Chef

CHAKALL

Prato do Chef

Paelha

Local de Atuação

Chef

HÉLIO LOUREIRO

Prato do Chef

Tripas à moda do Porto