Voltar
Chef
Francisco Martins, mais conhecido como Chef Kiko, é um dos mais conceituados Chefs portugueses e uma das mentes mais ousadas e criativas por detrás de alguns dos melhores restaurantes de Portugal. Nascido no Rio de Janeiro – Brasil, após os seus pais terem emigrado de Portugal, regressa ao país do seu coração aos 11 anos.
Em 2003, licenciou-se em Gestão de Marketing e em Paris estudou na famosa escola de Cozinha "Cordon Bleu", tendo posteriormente passado por alguns dos restaurantes mais famosos do mundo, nomeadamente o Ledoyen e o The Fat Duck.
Em 2008 casou-se e, juntamente com a sua mulher, partiu para Moçambique, onde fez um ano de voluntariado ao serviço dos Leigos para o Desenvolvimento. Dois anos mais tarde, os dois propuseram-se a dar a volta ao mundo, numa viagem que nomearam de Comer o Mundo. Nesta aventura, que durou um ano, Kiko Martins, sentou-se à mesa com famílias locais de 24 países para absorver o elo de ligação familiar e cultural que só a gastronomia consegue criar. No seguimento da sua viagem, lançou o seu primeiro livro: Comer o Mundo.
Já em Lisboa, começa por inaugurar o restaurante “O Talho”, em 2013, a que mais tarde se seguiu “A Cevicheria”, “O Poke”, “O Boteco” e o restaurante virtual "d'O Kiko". Todos com uma acentuada mistura de influências gastronómicas e com a mesma vontade de sempre: “servir o mundo à mesa dos portugueses!”. Todos os espaços são conceitos originais, distintos e únicos.
O seu talento tem vindo a ser reconhecido, tanto pelo grande público, como pela imprensa e publicações especializadas.
No final de 2015, foi eleito Chef do Ano pela revista Time Out Lisboa e, em 2016, foi-lhe atribuído o Prix au Chef de l'Avenir pela International Academy of Gastronomy.
Em 2021, foi convidado para ser anfitrião e receber Gondon Ramsay em Portugal para gravar o programa do National Geographic.
CHEFS
Conheça os chefs que vão estar a cozinhar ao vivo para si.